Agência do IBGE é inaugurada em São João do Piauí

Foi realizada hoje (13) a solenidade de inauguração da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em São João do Piauí, localizada na Travessa Ministro Pedro Borges. A filial ficará responsável pela coleta de dados de, pelo menos, 19 (dezenove) cidades da região.

A instalação no município é consequência de um estudo técnico desempenhado pela instituição, através do projeto REDE, onde foi possível constatar que poderia otimizar a rede de agências em todo o Brasil. Desse modo, no Piauí, implicou na abertura de quatro novas dependências (São João, Paulistana, Água Branca e Bom Jesus) e o fechamento de duas (Canto do Buriti e Valença).

Para o Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, a notícia foi recebida com muita alegria e otimismo, pois reafirma que todo o esforço da gestão em proporcionar o desenvolvimento da cidade tem alcançado bons resultados.

”O IBGE veio como uma notícia simbólica de que, realmente, as coisas estão acontecendo em São João do Piauí. E, ainda, nos faz crer que, para uma região se desenvolver, é fundamental saber a realidade social, econômica, demográfica para de fato termos uma análise adequada e fazer o correto planejamento”, ressaltou.

Diversos critérios foram considerados para que houvesse a implantação da agência, dentre eles a distribuição das agências ao longo do território, influência dos municípios na região, carga de trabalho, dentre outros. No entanto, só foi possível a concretização desse projeto devido o apoio da administração municipal.

O Chefe do IBGE no Piauí, Leonardo Santana Passos, frisou sobre a importância da parceria que foi firmada com a prefeitura municipal.

“Para implantar essa agência não foi simples, pois recebemos uma orientação que estaria vedada novas locações de imóveis, o que inicialmente impediria a implementação da agência aqui no município. No entanto, entramos em contato com o prefeito, ele muito solícito, nos reunimos e conseguimos possibilitar a cessão do imóvel. Tudo isso foi muito importante para que se concretizasse agora”, relatou Leonardo.

O órgão atua há 83 anos e possui 550 (quinhentos e cinquenta) agências espalhadas pelo país.


Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas

Agência do IBGE é inaugurada em São João do Piauí

Agência do IBGE é inaugurada em São João do Piauí

Foi realizada hoje (13) a solenidade de inauguração da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – I ...