Conferência discute melhorias para pessoas da terceira idade

Foi realizada nesta quarta-feira (24), no centro cultural da cidade, a III Conferencia municipal dos direitos da pessoa idosa de São João do Piauí, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, onde pretendia registrar e solicitar as necessidades desses idosos.

De acordo com o Coordenador do Centro de Convivência de Idosos Camilo Amorim, Aurélio de Aquino Castro, as expectativas foram superadas, pois muitas pessoas compareceram à solenidade. “Estamos satisfeitos pelo público que tem vindo e esperamos dar continuidade a esse trabalho, levar as propostas e buscar melhorar. As conferências são registradas e são ouvidas, então com certeza vai sair alguma coisa daqui”, afirmou.

Durante a cerimônia foi discutido sobre Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e, ainda, sobre os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Jessica Alencar, esteve presente e destacou a importância das conferências e como elas podem trazer melhorias. “A conferência é um dos únicos ambientes e equipamentos que nós temos para que eles possam colocar as propostas e trazer as políticas públicas. Muitas vezes as pessoas vão em praças públicas, redes sociais, mas esses espaços não são espaços de políticas públicas, são espaços sociais. Os lugares que os idosos têm, assim como toda a comunidade, de solicitar propostas e essas propostas serem efetivadas no âmbito de política pública, são em conferências, fóruns, audiências, seminários, então são esses espaços comunitários construídos pelos conselhos municipais, estaduais e federais que abrem esses espaços para a participação social para que possam, dentro desse momento, levantarem propostas”, explicou Jessica.

A usuária do Centro de Convivência, Maria das Graças, estava contente, pois pressupõe que as propostas que foram apresentadas serão deferidas. “Eu acredito que as demandas serão atendidas, porque o prefeito Gil Carlos ele tem feito muita coisa em São João do Piauí e também quando ele assumiu a prefeitura pela primeira vez ele tocou os trabalhos do clube do idoso sempre para frente”, relatou.

Além de palestras, discussões e grupos de trabalho, o evento foi marcado por um painel de arte confeccionado pelos idosos do centro de convivência.

Conferência discute melhorias para pessoas da terceira idade

Foi realizada nesta quarta-feira (24), no centro cultural da cidade, a III Conferencia municipal dos direitos da pessoa idosa de São Jo&atil ...