Cantinho do artesanato reforça cultura Sanjoanense

Inaugurado em 8 de março deste ano, o Cantinho do Artesanato surgiu com o intuito de incentivar a produção do artesanato no município de São João do Piauí, promovendo a exposição e facilitando a comercialização das peças. O espaço fica localizado na Praça Noé Carvalho, nº 130. 

O ambiente foi cedido por dona Teresinha Laurentino de Mesquita, cidadã Sanjoanense que reside em Brasília e visita a cidade natal sempre no mês de junho para festejar o novenário de São João Batista.

Tetê do Dorinho, como prefere ser chamada, já idealizava o projeto há 3 anos, pois sentia a necessidade de ajudar os artesãos a exporem seus utensílios em um lugar que pudesse oferecer melhores condições de trabalho. Hoje, ela continua colaborando e acompanhando tudo que se passa no recinto.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Beronisa Cronemberger, as vendas estão tímidas, mas está confiante que vai melhorar. Ela relata, ainda, que ficou surpresa com a variedade de artesanato e o interesse dos artesãos em fazer parte do grupo. 

“A gente não sabia que tinha tantos tipos de artesanatos e artesãos aqui em São João. Conhecíamos mais o artesanato de bordado, de crochê, mas nossas expectativas foram superadas. Inclusive estamos buscando inovar muito mais e, consequentemente, aumentar as vendas”, explicou.

A funcionária pública aposentada, Dionisia Ribeiro, que tem 77 anos e trabalha há 30 como artesã, produzindo bordados e crochês, expressa a satisfação de ter um local exclusivo para trabalhar.

“Aqui foi um sonho realizado, pois faz muitos anos que trabalho com essa arte e nunca tive como colocar elas num lugar assim. Foi uma coisa muito boa o que a Teresinha fez por todos nós. Eu agradeço de coração, pois ela não conhecia a gente e fez tudo isso”, afirmou.

No momento, o Cantinho possui 25 artesãos exibindo tapetes, panos de prato, toalhas, laços, tiaras, cestas, almofadas, quadros e muitos outros objetos confeccionados. Devido a obrigatoriedade de manter o local, é preciso que cada um contribua com 10 reais mensais e mais 10% sobre a venda efetivada de qualquer produto.


Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas

Cantinho do artesanato reforça cultura Sanjoanense

Cantinho do artesanato reforça cultura Sanjoanense

Inaugurado em 8 de março deste ano, o Cantinho do Artesanato surgiu com o intuito de incentivar a produção do artesanato no mu ...