Audiência Pública para discussão do Plano de Resíduos Sólidos de São João do Piauí

Plano de Resíduos Sólidos de São João do Piauí é discutido em Audiência Pública, realizada na noite da quarta-feira (27) no Centro Cultural da cidade. Evento reuniu grande público de associações, representantes de bairros, ambientalistas, empresários, igrejas, escolas, ONGs e vereadores. Em discussão diversas ações ambientais e novas diretrizes para o serviço de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final do lixo no município.

Fruto de parceria entre o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria das Cidades (Secid) e Prefeitura Municipal de São João do Piauí, o Plano de Resíduos Sólidos foi elaborado de forma participativa pela empresa Dimensões Consultoria e Assessoria.

O prefeito de São João Piauí, Gil Carlos Modesto, durante o evento ressaltou a importância dessa temática. “A produção do lixo, seu acondicionamento, sua coleta e seu destino são elementos que precisam ser estudados, elaborados, para chegarmos aos princípios, às diretrizes, metas e, assim, termos uma solução correta para os resíduos sólidos na cidade”, relatou.

Estiveram participando da Audiência Pública, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Leovegildo Modesto Amorim, Secretário de Meio Ambiente Francisco José, Procurador do Município Gustavo Barbosa, o Representante do Ministério Público Jorge Luiz da Costa, membros dos Comitês Participativos do processo de construção do Plano de Resíduos Sólidos, entre eles Eliane Sousa, Vereador Vilmar Leite, Sanclé Jr, João Almeida e Flávio Holanda.

A Prefeitura de São João do Piauí vem desenvolvendo uma série de atividades em prol do meio ambiente. Em breve apresentará o Plano e a Política Municipal de Resíduos Sólidos para apreciação da Câmara de Vereadores, os documentos estabelecem diversas ações de curto, médio e longo prazo a serem implantadas na cidade: aquisição de balança, instalação de Central de Triagem, Encerramento do Lixão, Capacitação e Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Implantação da Central de Compostagem, investimento em Educação Ambiental e outras ações.

Foi muito participativa a Audiência Pública realizada pela Gestão do Prefeito Gil Carlos e mediada pelos técnicos da “Dimensões Consultoria e Assessoria”, representada por Cleude Gomes da Silva, Brenno Gomes da Silva Mauro e Thaís Guimarães dos Santos.
Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas