São João do Piauí sedia Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), no centro cultural Petrônio Portela, a 5ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do território Serra da Capivara, onde abordou o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento, que contou com a participação dos 18 municípios que compõem o território, teve o objetivo de rever as políticas públicas e detectar quais ações precisam ser implantadas. 

Durante a cerimônia, foram debatidos cinco Eixos Temáticos, como Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; Direito e acessibilidade e Desafios para comunicação universal.

A Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Helena Lima, explica a importância das conferencias que são realizadas em todo país.

“Já são cinco conferencias que a gente realiza no estado do Piauí, nos municípios regionalmente e também no Brasil. Primeiro acontece nos municípios e, assim, subsidiar a Estadual, e as conferências estaduais subsidiam a Nacional. Nós não podemos fazer conferência sem chegar logo na base, que são os municípios, até chegar na conferência nacional”, relatou Helena.

Esteve presente ainda o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Dr. Joaquim Santana, que aproveitou o momento para esclarecer qual o papel da instituição representante.

“Nós estamos aqui porque a OAB, como entidade da sociedade civil, tem a obrigação de acompanhar essas políticas para mostrar para as pessoas com deficiência os seus direitos. Por isso, contem conosco para acompanhar a todos e não deixar que violem os seus direitos”, pontuou.

A solenidade foi realizada pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI), Prefeitura Municipal de São João do Piauí e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE).

Na oportunidade, o Prefeito Gil Carlos Modesto entregou duas picapes, modelo hilux, no valor de R$ 304.000,00, sendo custeadas através de emenda da Deputada Federal Rejane Dias e contrapartida do município. Os veículos serão destinados para atender a demanda das Unidades Básicas de Saúde Tia Diva e José Abel, assim também estará contribuindo para os atendimentos de pessoas com deficiência.


Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas

São João do Piauí sedia Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

São João do Piauí sedia Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), no centro cultural Petrônio Portela, a 5ª Conferência Regional dos Direitos da Pesso ...