São João do Piauí sedia Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), no centro cultural Petrônio Portela, a 5ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do território Serra da Capivara, onde abordou o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento, que contou com a participação dos 18 municípios que compõem o território, teve o objetivo de rever as políticas públicas e detectar quais ações precisam ser implantadas.

Durante a cerimônia, foram debatidos cinco Eixos Temáticos, como Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; Direito e acessibilidade e Desafios para comunicação universal.

A Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Helena Lima, explica a importância das conferencias que são realizadas em todo país.

“Já são cinco conferencias que a gente realiza no estado do Piauí, nos municípios regionalmente e também no Brasil. Primeiro acontece nos municípios e, assim, subsidiar a Estadual, e as conferências estaduais subsidiam a Nacional. Nós não podemos fazer conferência sem chegar logo na base, que são os municípios, até chegar na conferência nacional”, relatou Helena.

Esteve presente ainda o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Dr. Joaquim Santana, que aproveitou o momento para esclarecer qual o papel da instituição representante.

“Nós estamos aqui porque a OAB, como entidade da sociedade civil, tem a obrigação de acompanhar essas políticas para mostrar para as pessoas com deficiência os seus direitos. Por isso, contem conosco para acompanhar a todos e não deixar que violem os seus direitos”, pontuou.

A solenidade foi realizada pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI), Prefeitura Municipal de São João do Piauí e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE).

Na oportunidade, o Prefeito Gil Carlos Modesto entregou duas picapes, modelo hilux, no valor de R$ 304.000,00, sendo custeadas através de emenda da Deputada Federal Rejane Dias e contrapartida do município. Os veículos serão destinados para atender a demanda das Unidades Básicas de Saúde Tia Diva e José Abel, assim também estará contribuindo para os atendimentos de pessoas com deficiência.