Prefeitura de São João do Piauí realiza I Fórum municipal de prevenção e combate a incêndios

Com o propósito de relatar os problemas provocados pelas queimadas, riscos e formas de prevenção, a Prefeitura Municipal, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente, realizou neste sábado (28) o I Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios.

A solenidade abordou temas relacionados a problemas socioambientais, educação, biodiversidade, impactos à saúde e agricultura, ações de poder público, hábitos culturais empíricos e comunicação.

O Fiscal Ambiental do Departamento de Meio Ambiente de São João do Piauí, Diego Oliveira, avalia o fórum de forma positiva e necessário. “Um evento de grande importância regional, onde São João do Piauí sai na frente de outros municípios com iniciativas como essa. O Fórum superou todas as expectativas, debates em excelência", afirmou.

O evento, que faz parte das estratégias do Departamento para o Plano de Ação Ambiental do município, buscou informar a população sobre os perigos causados pelas queimadas e incêndios, os danos ao solo, às florestas, aos animais, à saúde pública e ao patrimônio.

Na oportunidade, a Auditora Fiscal da SEMAR, Catharina Teixeira, ministrou a palestra sobre “estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais no Piauí”; o Comandante da companhia do Corpo de Bombeiros de Picos, Tenente Hamilton Lemos, abordou “técnicas e táticas de prevenção e combate a incêndios em áreas urbanas”; a Diretora de ensino do IFPI campus São João, Profa. Dra. Rita de Cassia Alves, falou acerca do “uso do fogo na agricultura: impactos e alternativas” e o Médico da UBS Simplício Ferreira, Dr. Felipe Santana, discorreu em relação às “queimadas e suas ameaças a saúde pública”.