EXAME DO PEZINHO

14-EXAME DO PEZINHO



O que é?



Exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).



Etapas para a realização deste serviço



O responsável pelo RN deve procurar a Maternidade municipal Mãe Elisa. O “Teste do Pezinho” deve ser colhido em todo recém-nascido (RN) com 3 a 5dias de vida, de preferência no 3o dia. Apesar de ele poder ser realizado mais tardiamente, é de extrema importância a divulgação para o público o período ideal de coleta do exame, evitando assim que muitas crianças percam o período de diagnóstico e tratamento precoces e não se beneficiem da prevenção de sequelas, principalmente neurológicas, que é o objetivo do teste



Prazo Máximo para Prestação do Serviço



Imediato.Deve ser colhido em todo recém-nascido (RN) do 3º ao 5º dia de vida, de preferência no 3º dia.



Requisitos



RNs do  3º ao 5º dia de vida.



Formas de Atendimento



O responsável pelo RN deve procurar a Maternidade Municipal Mãe Elisa levando DNV, documento de Identidade da mãe, Certidão de nascimento e caderneta de vacinação da mãe. A coleta é feita mediante a punção do calcanhar do RN.


Endereço: BR 020, 2963 - Anexo 03 - Piçarra - São João do Piauí - PI - 64760-000
Horário: 7:30 às 13:30
Avaliar