Postado por: em 22/11/2017 22:11:26

Prefeitos fazem mobilização em Brasília

Campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”

Mais de 90 Prefeitos piauienses estão em Brasília na Mobilização Nacional, que faz parte da campanha "Não Deixem os Municípios Afundarem", promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que tem como Presidente, o Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, que está na capital Federal juntamente com os demais gestores do nosso estado e de todo país fazendo mobilizações no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto para pressionar por medidas que tragam alívio à crise, que tem inviabilizado a gestão de diversos municípios.

Os Prefeitos foram recebidos, ontem (21/11) em Sessão Solene no Congresso Nacional e tiveram a oportunidade de falar sobre a pauta do movimento e a situação de crise financeira dos municípios. Para o Prefeito Gil Carlos. “Estamos vivenciando um conjunto de situações que tem repercutido negativamente nos municípios, trazendo sérios prejuízos ao serviço público e penalizando a sociedade. Fatores como esse contribuem para que os mesmos fiquem a mercê de repasses e emendas que não acontecem. Além disso, atualmente há vários programas federais desatualizados, nas áreas da saúde e educação, programas importantes de serviços assistenciais em que o governo federal não atualiza desde 2009, e isso sobrecarrega as finanças municipais”, destaca.

Os gestores piauienses estiveram reunidos com a Bancada Federal em Brasília para solicitar apoio dos parlamentares na busca por soluções para enfrentar a crise financeira que atinge os municípios.

As ações da campanha Não deixem os Municípios Afundarem, continuam nesta quarta-feira, pela manhã cerca de mil prefeitos deixaram as salas do Senado Federal para se concentrarem e manifestarem suas demandas em frente ao Congresso Nacional, nos gramados da Praça das Bandeiras, para ilustrar a realidade municipal, o movimento municipalista alocou um barco inflável no mesmo gramado. E os prefeitos fincaram no mesmo chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que enfrentam, que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.

Na Confederação Nacional dos Municípios foram realizados debates sobre as pautas em favor da municipalidade. Para o Prefeito Gil Carlos “As pautas municipalistas em destaque nesta grande mobilização são muito importantes, nós precisamos reaquecer o movimento e buscar forças, não somente com os nossos parlamentares, mas com o presidente. Penso que não podemos inverter a situação com apoio à reforma da previdência em troca exclusivamente do auxílio financeiro. Precisamos ser mais combativos e fazer mais pressão junto às nossas bancadas. O que vejo hoje é que os nossos gestores estão desanimados com a atual situação em que estamos passando, por isso fizemos todo esse esforço de virmos à Brasília e estamos em busca de soluções concretas para nossos municípios”, afirma.

Redação: Zé Antônio Zãn   Fonte: APPM/CNM

Comente »