Postado por: em 04/04/2014 20:04:28

Saúde 2013: Desafiando obstáculos e investimento na atenção básica

Conquistas como a construção de UBS's e 'Mais Médicos' marcaram o primeiro ano de gestão

Um dos maiores desafios da nova gestão foi enfrentar os obstáculos encontrados na área da saúde: sistemas não alimentados, equipes do PSF incompletas, postos e equipamentos defasados e falta de documentos e informações da gestão anterior foram alguns dos maiores desafios. De acordo com o prefeito Gil Carlos, é preciso investir na atenção primária.

"Nossa meta é investir na atenção básica, que resolve cerca de 80% dos casos, para isso conseguimos a aprovação das reformas às unidades de saúde já existentes e de duas novas UBS's: uma no Alto Sertanejo e outra na Lisboa", disse o gestor durante a vistoria que realizou nas obras das UBS's.

De acordo com a apresentação da secretária Wanessa Barbosa, em um ano foram realizadas melhorias no atendimento do CAP's, regularização da alimentação dos sistemas, implantação dos projetos Registrar e Cegonha, realização do programa emergencial Saúde no Seu Bairro, implantação do Melhora em Casa, adesão ao Mais Médicos e, pela primeira vez, a formação completa de todas as equipes da Saúde da Família, que também aumentaram de 08 para 10 equipes. Os ACS's e Agentes de Endemias receberam as EPI's para trabalharem com maior segurança.

Confira essas e outras ações no slide e no vídeo abaixo:

Rádio Online

+ Veja Mais