Postado por: em 25/03/2017 15:03:16

25 de março: Dia Municipal do Produtor Rural de São João do Piauí

Data instituída pela Lei Nº 222/2011

25 de março é o Dia do Produtor e da Produtora Rural de São João do Piauí, a data foi instituída pela Lei Municipal Nº 222/2011 de autoria do Vereador Ernane Reis de Moura (PSDB).  Para o Prefeito Gil Carlos Modesto. “ Aproveitamos esta data para reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável de nosso Município. Acreditamos no potencial de nossa terra e na garra de nossa gente “ pontuou.

Em São João do Piauí o pequeno produtor rural tem muito o que comemorar, pois, a gestão municipal tem desenvolvido vários projetos, programas e ações através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, gerida pela agrônoma, Adriana de Castro. Nesse sentido destacamos a implantação do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), a construção de cisternas pelo P1+2, a execução do Projeto Quintal Produtivo, a construção de tanques,a construção de barreiros, a execução do Projeto de a distribuição de kits de irrigação e a feira agroecológica.

A gestão municipal vem operacionalizando, desde 2013, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através de parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) sendo pactuados pela Prefeitura de São João do Piauí, com repasse financeiro direto na conta do produtor, mais de três milhões de reais em aquisição de alimentos da agricultura familiar, que foram distribuidos no período de 2013 a 2017 para mais de  1.900 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para a Secretária de Desenvolvimento Rural Sustentável, Adriana de Castro. “O dia do Produtor Rural do Município de São João do Piauí, é sempre para nós motivo de celebração festiva. São mulheres e homens que se dedicam a produção agropecuária garantindo alimento de qualidade na mesa de milhares de famílias”, destaca.

Por: Zé Antônio Zãn

Rádio Online