Postado em 05/09/2017

Cadastro para o Garantia Safra é finalizado

29 aglomerados de comunidades foram atendidas

No período de 16 a 22 de agosto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável esteve em 29 aglomerados de comunidades realizando o cadastro para o Garantia Safra 2017/2018 com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, EMATER e outras instituições que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Hoje o cadastro foi concluído nas localidades Junco, Riacho, Assentamento Curtume, Assentamento Monte Horebe, Assentamento Lagoa Grande e Assentamento Saco.

Para a Secretária de Desenvolvimento Rural Sustentável, Adriana de Castro. “Mobilizamos as entidades parceiras à qual queremos agradecer pelo apoio, estivemos em várias comunidades, objetivando contemplar cada vez mais um maior número de trabalhadores e trabalhadoras do campo que tem sofrido muito com os efeitos da seca”. Pontua.

O Seguro Garantia Safra é concedido aos produtores que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo e tenham plantando em  0,6 e 5 hectares de terra, com perca de pelo menos 50% da produção, por isso, é pago ao agricultor R$ 800 em cinco parcelas de R$ 170, de acordo com o calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Os agricultores pagam anualmente um aporte de R$17,00, enquanto que os municípios, R$ 51,00 por cada agricultor, os estados, R$102,00 também per capita, e a União, no mínimo, R$ 340,00 por cada agricultor que fizer adesão. Só recebem o Seguro se todas as partes repassarem o recurso ao Fundo Garantia-Safra.

Para o Prefeito Gil Carlos “Temos efetuado a contrapartida do município em dia para que os agricultores não percam o seguro. Que contribui muito em tempos de seca! Uma importante complementação da renda familiar para que o agricultor possa garantir que o alimento que deixaram de colher também não falte na mesa” Destaca

Redação: Zé Antônio Zãn

Comente »