Postado por: Zé Antônio Zãn em 02/11/2018 15:11:09

Vem aí mais ações em prol do desenvolvimento de São João do Piauí

Prefeito Gil Carlos faz adesão a novos programas

A Articuladora do Selo Unicef em São João do Piauí, Gilda Tavares, esteve reunida, ontem (01/11) com representantes do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), Técnicos e Secretários da gestão municipal. Na pauta a implementação das próximas ações dos programas que o município fez adesão: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Projeto Prefeito Amigo da Criança e Selo Unicef Município Aprovado.

O Prefeito Gil Carlos tem apoiado a execução e estruturação de diversas ações em prol das crianças e adolescentes, entre elas, o fortalecimento da rede de proteção e investimentos na área da educação. A próxima atividade programada será a Semana do Bebê, que acontecerá neste mês de novembro e contemplará gestantes, crianças, adolescentes e seus familiares da zona urbana e rural do município.

A Presidente do CMDCA, Eulália Oliveira e a Articuladora do Selo, Gilda Tavares, fizeram na reunião a entrega do Plano de Ação do Selo Unicef, com um rol de atividades que serão desenvolvidas em prol das crianças e adolescentes de nossa cidade, participaram do encontro representantes dos seguintes órgãos: Gabinete do Prefeito, Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Finanças, Desenvolvimento Rural e Administração, além de membros da Controladoria e dos Departamentos de Esporte e Comunicação.

Sobre os ODS, ressaltamos que são 17 itens estabelecidos pela ONU visando concretizar os direitos humanos de todos e todas e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Elaborados com diversas metas globais, chamada Agenda 2030, que consiste em um Plano de Ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, principalmente a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Já sobre o Projeto Prefeito Amigo da Criança, destacamos que ele foi instituído pela Fundação Abrinq, no sentido de mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Já o Selo Unicef Município Aprovado do Fundo das Nações Unidas para a Infância, busca reconhecer essas ações implantadas.

Rádio Online

+ Veja Mais