Postado em 26/04/2017

Ações de saúde marcam em São João do Piauí o dia nacional de combate a hipertensão arterial

atividades aconteceram no clube do idoso

Neste 26 de abril, dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, a Prefeitura Municipal de São João do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da família, realizou uma palestra sobre os cuidados com a pressão arterial, o evento aconteceu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Clube do Idoso) com o objetivo de conscientizar os idosos sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A hipertensão arterial é conhecida também como pressão alta (que é a pressão que o sangue exerce dentro das artérias, no caso muito forte).

A palestra sobre hipertensão foi ministrada pela nutricionista, Daniela Luz, que falou da importância da alimentação saudável, tais como, o consumo moderado de sal. Além da palestra, foi realizado uma sessão de atividade física, pela Educadora, Lúcia de Fátima, Coordenadora do NASF. Foi feito também, neste dia de conscientização, a aferição da pressão arterial de todos idosos do SCFV, pelas Fisioterapeutas Nayra Rocha e Jussélia Alves, e realizado teste rápido e orientações sobre audição, com o Fonoaudiólogo, Roberlanio da Silva.

A Secretária Municipal de Saúde, Vicência Amorim, esteve prestigiando o evento e alertou sobre o tratamento adequado da hipertensão. “A pressão alta pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e insuficiência renal, queremos os idosos com mais saúde, por isso estamos aqui com a equipe completa do NASF para realização dessa importante ação de prevenção”. destaca.

O dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, foi instituído pela Lei Federal nº 10.439, de 30 de abril de 2002.

Mais detalhes em: www.facebook.com/prefeitura.desjpi .

Redação:Zé Antônio Zãn

Comente »