Postado por: em 22/03/2017 21:03:09

Equipe I da UBS Tia Diva faz palestra sobre câncer do colo do útero

Evento faz parte da campanha março lilás

A Equipe 1 da Estratégia Saúde da Família da UBS (Unidade Básica de Saúde) Tia Diva, realizou na tarde desta quarta-feira, 22/03, uma palestra sobre o câncer do colo do útero, organizada pela Coordenadora da UBS, Enfermeira Mayara Couto e pelos demais integrantes da Equipe 1: Dr.Milane Almeida; Dentista Cristiane Mendes; Técnica de Saúde Bucal, Sandra Silva e pelas Agentes Comunitários de Saúde, Deusângela, Teresinha Vila Nova, Simone Fátima e Teresa Cristina.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do HPV (Papilomavírus Humano), sendo o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A palestra foi ministrada no Clube do Idoso pela Dr. Milane Almeida e contou com presença de diversas mulheres do bairro barro vermelho, onde fica situado a UBS Tia Diva, com o objetivo de levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, entre elas, a vacina anual contra o HPV (destinada para às meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 12 a 13 anos) e a prevenção através do exame papanicolau.

Para a Coordenadora da UBS Tia Diva, Mayara Couto, o exame papanicolau e é realizado em todas unidades de saúde do município e muito importante para o diagnóstico e a identificação de lesões do colo do útero, e destaca que a palestra faz parte da campanha “março Lilás”, que visa ampliar as informações sobre este câncer que mata muitas mulheres no país.

Foi destacado também na palestra as principais formas que podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver câncer de colo de útero, entre elas, o sexo desprotegido com múltiplos parceiros, histórico de doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, idade precoce da primeira relação sexual e histórico de câncer do colo do útero na família.

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí, gestão do Prefeito Dr. Gil Carlos, dispõe de 10 Equipes de Estratégia Saúde da Família, que atendem na zona urbana e rural, a UBS Tia Diva, conta com 04 Equipes, que atuam de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, na realização de diversas atividades: atendimento, visita domiciliar e palestras comunitárias.

Magnitude:

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer do colo do útero é responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, além disso, são aproximadamente 530 mil casos novos a cada ano no mundo, no Brasil estima-se que foram 16.340 novos casos em 2016.

Por fim, a Dentista Cristiane Mendes da  Equpe I de Estratégia da Família da UBS Tia Tiva, repassou na palestra orietações sobre saúde bucal .

Por: Zé Antônio Zãn

Rádio Online