Postado por: em 31/03/2017 13:03:34

NASF faz palestra sobre zika vírus na UBS Dr. José Abel

No evento foram distribuídos repelentes

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma palestra na UBS Dr. José Abel, na quarta-feira (29) sobre o zika vírus para as gestantes atendidas pela unidade de saúde municipal, ministrada pelo pediatra Dr. Francisco de Canindé Ferreira Júnior. A palestra foi organizada pela Coordenadora do NASF, Lúcia de Fátima e pelas demais integrantes do Núcleo, Fisioterapeuta Nayra Rocha e a Assistente Social Cleidiana Sousa; e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Vicência Amorim, que na oportunidade distribuiu repelentes para as grávidas.

O vírus Zika é transmitido às pessoas através da picada do mosquito infectado, principalmente o aedes aegypti, que também é vetor da dengue e chikungunya. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016 foram contabilizados 214.193 casos prováveis de febre pelo vírus Zika no país. Em relação às gestantes, foram registrados 1.923 casos prováveis, sendo 10.820 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial

Para Lúcia de Fátima, Coordenadora do NASF. “É muito importante essa ação preventiva, pois o Zika vírus, em mulheres grávidas, pode causar malformações no feto, e está diretamente ligado ao nascimento de milhares de bebês com microcefalia, principalmente na região nordeste. Precisamos levar esses esclarecimentos para as gestantes, fazendo essa ação conjunta com as Equipes de Estratégia Saúde da Família.

O Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que busquem a ampliação da oferta de serviços para a consolidação da atenção básica de saúde (resolutividade, abrangência e alvo das ações), de forma articulada.

Na palestra o pediatra Dr. Canindé Júnior destacou as principais formas de prevenção contra o aedes aegypti, tais como evitar o acúmulo de água parada em casa ou no trabalho, a importância do uso de roupas de manga comprida, o uso de repelente durante a gestação (este é distribuído nas unidades de saúde do município para as beneficiárias do Bolsa Família ou gestantes inseridas no Cadastro Único) e esclareceu sobre os sintomas e o tratamento das pessoas infectadas pelo vírus.

Para a moradora da Vila Foca, Maria Eduarda, que está com gestação de dois meses e oito dias. “ Apalestra foi muito boa, aprendi bastante coisa que não sabia sobre prevenção contra o mosquito da zika. Quero ter uma gravidez com saúde e é bom demais essas palestras. Comenta.

O atendimento de pediatria está sendo realizado nas unidades de saúde do município, de forma alternada, na UBS Tia Diva, na UBS Dr. José Abel e no Ambulatório Simplício Ferreira de Carvalho. Dr. Canindé Jr, realiza entre outros procedimentos, o teste do pezinho, exame físico completo, anamnese (história clinica) e orientações sobre os cuidados para um desenvolvimento saudável das crianças.

Islane de Jesus Silva, residente no bairro Alto Caixa D’Agua, mãe da pequena Lorena de Jesus Alencar, usuária da UBS Dr. José Abel, relata a qualidade do atendimento de pediatria. “ O Prefeito Gil Carlos e a Secretária Vicência Amorim estão de parabéns, o Pediatra é muito bom, ele repassa várias orientações para a gente cuidar bem das nossas crianças, estou muito feliz” pontua.

A palestra contou com a apoio das Equipes, 5, 8 e 9 da Estratégia Saúde da Família da UBS Dr. José Abel.

Redação: Zé Antônio Zãn

Rádio Online