Postado em 21/04/2017

São João do Piauí conta com duas ambulâncias do SAMU

Serviço visa atender precocemente à vítima

O município de São João do Piauí conta com duas ambulâncias do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: uma unidade de suporte básico e uma unidade de suporte avançado. O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo telefone de número "192" e acionado por uma Central de Regulação.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Grande parte das ocorrências do SAMU 192, estão ligados a acidentes com motocicletas, urgência adulta (idoso) e urgência obstetra, entre outros. Os atendimentos são realizados nas residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Esta semana uma das ocorrências acompanhadas pela enfermeira Daniele Soares e pelo condutor Franciele Araújo, foi a transferência de uma mãe e um recém-nascido (de 14 dias) que estava no Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros e foi encaminhado para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

As duas ambulâncias, geridas pela Prefeitura de São João do Piauí, atendem além de nossa cidade, os municípios de Pedro Laurentino, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa e Santa Rita. Em caso de necessidade ligue 192. O SAMU está sediado na Travessa Ministro Pedro Borges (em frente ao Cibrazém)

Redação: Zé Antônio Zãn

Comente »