Postado em 25/04/2017

Secretaria municipal inicia vacinação contra a gripe nos postos de saúde

A vacina já está disponível para os grupos alvo

Começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe com o slogan “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”. A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de imunização da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo.

Em São João do Piauí os postos de saúde já receberam as vacinas e já estão realizando a vacinação dos grupos alvo que são: Crianças de seis meses a menores de cinco anos, Gestantes, Puérperas até 45 dias pós parto, Idosos, Trabalhadores de Saúde que atendem ou cuidam de pacientes cm risco de ter Influenza  ( ou seja profissionais de hospitais, UBSF, centros de referência), Índios aldeados, Professores mediante comprovação  e Portadores de doenças crônicas mediantes comprovação. Lembramos que, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja o cronograma da secretaria municipal de saúde:

• 24 a 28/04: Trabalhadores da saúde e idosos;
  • 02 a 05/05: Gestantes, puérperas e crianças;
  • 08 a 12/05: Comorbidades;
  • 13/05: Dia “D” Todos os grupos;
  • 15 a 19/05: Professores;
  • 22 a 26/05: Todos os grupos.

A vacina é segura e protege contra os três tipos de vírus que circularam em 2016, no Hemisfério Sul: Influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Mas, pessoas que têm alergia severa a ovo devem procurar o seu médico para orientações.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias; 39% e 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção contra a influenza:

Lavar e higienizar as mãos com frequência;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

No Dia D de Mobilização Nacional, 13 de maio, os postos de vacinação ficarão abertos das 8 horas às 17 horas.

Comente »