Secretaria de Saúde promove ações para Janeiro Branco e Roxo em São João do Piauí

Durante o primeiro mês de 2020, a prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou equipes para as campanhas Janeiro Branco e Roxo trazendo ações de alerta e sensibilização com a saúde mental (janeiro branco), da pele e neurológica (janeiro roxo) da sociedade e instituições.
Para a Secretária de Saúde Adrianna Onofre, os cuidados com o a mente devem ser tão importantes quanto os cuidados físicos, o que geralmente é negligenciado.
"A nossa intenção com esta campanha é de promover Saúde Mental. Para isso, precisamos repassar para as pessoas informações, conhecimentos, pois assim, conseguiremos combater esses tabus e preconceitos que existem a respeito", explicou Adrianna.
Assim como a campanha em prol da saúde mental, o mês de janeiro também é sinalizado com a cor roxa em razão da hanseníase, doença considerada a mais antiga da humanidade. Ainda representando um problema para a saúde pública no Brasil, a hanseníase deve ser discutida e evidenciados os seus sintomas e sinais para um diagnóstico precoce e um tratamento oportuno.
"O combate ao estigma e à discriminação é imprescindível. Desta forma, nosso calendário de ações vem para lembrar que a enfermidade, marcada por um passado triste de discriminação e isolamento de pacientes, possui tratamento eficaz e pode ser curada", finalizou a Secretária de Saúde Adrianna Onofre.
Confira nas imagens as ações, locais e temáticas que acontecem em cada dia.

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas

São João do Piauí recebe mais 120 doses de vacina contra covid-19

São João do Piauí recebe mais 120 doses de vacina contra covid-19

O prefeito Ednei Amorim anunciou que mais 120 profissionais de saúde em São João do Piauí devem ser vacinados nos pr&oacut ...

Campanha já vacinou 123 profissionais de saúde em São João do Piauí

Campanha já vacinou 123 profissionais de saúde em São João do Piauí

São João do Piauí fechou o segundo dia de vacinação contra a covid-19 com 123 profissionais de saúde vacinad ...