´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

São João do Piauí no combate a dengue

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí alerta a população para o combate ao mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya. A prevenção dessas doenças começa dentro de casa, ao evitar o acúmulo de água em recipientes ou mesmo nas plantas.

Como explica a secretária Ynaiara Coelho, que chama atenção do aumento no número de casos. "Os nossos índices ainda são baixos, porém estamos observando nesta última semana, um crescente número de casos confirmados de dengue. É um crescimento assustador, por isso precisamos ter muito cuidado, que começa dentro de casa".

A população deve:
- evitar água parada
- manter a caixa d' água fechada
- eliminar utensílios que mantenham água parada
- manter tampado tonéis e barris de água
- encher com areia pratos de plantas
- semanalmente, lavar com água e sabão os tanques que armazenam água
- encaminhar para lixeira todos utensílios que possam acumular água
- lixeiras devem estar bem fechadas
- manter as calhas limpas
- evitar água acumulada nas lajes.

A secretária enfatiza que a população deve ficar atenta aos sintomas das doenças e buscar imediatamente atendimento médico e pedir a notificação do caso.

Sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya:

- febre alta com duração de 2 a 7 dias
- dor de cabeça
- dor no corpo e nas juntas
- dor atrás dos olhos
- manchas vermelhas pelo corpo.

"É importante notificar o caso para que a gente consiga políticas públicas de combate à dengue em nossa cidade. O carro fumacê é fornecido pela Regional de Saúde com a confirmação de caso. Por isso, peça a notificação na unidade de saúde", orienta a secretária.

Diariamente, 14 agentes de endemias visitam as casas de São João do Piauí para orientar a população.

Dia D de Combate à Dengue
Segunda, dia 25, a partir das 8h
Saída da Biblioteca até o fim da Avenida Cândido Coelho, passando pelo Centro e finalizando na Feira
Ação educativa, com carro de som e distribuição de panfletos