´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Mais 160 idosos serão vacinados contra covid-19 em São João do Piauí

Com a chegada de uma nova remessa de 190 doses da vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda, 1, a imunização de idosos a partir de 80 e os profissionais de saúde. As vacinas serão aplicadas de acordo com agendamento feito pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família, tanto nos postos de vacinação como nas casas dos idosos acamados e aqueles residentes na zona rural.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho, o calendário de vacinação adotado visa o melhor aproveitamento das doses, já que, em cada frasco vem 10 doses, com uso de até 6 horas, após aberto.

 

"Depois de aberto, o frasco deve ser usado em até seis horas. Daí, a necessidade de agendamento, de irmos até a casa do idoso, para além de dar agilidade na vacinação, não ter desperdício", explica.

 

A secretária reforçou ainda que, por orientação do prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, a estratégia também levou em consideração o bem-estar dos idosos, para além de evitar aglomerações, facilitar o acesso às vacinas. "O prefeito orientou que fizéssemos de forma mais confortável, como ir até os acamados e deslocar a equipe para a zona rural, sem a necessidade do idoso vir para a sede". 

 

Quantitativo de doses

 

Profissionais de saúde - 40 doses

Idosos entre 80 a 84 anos - 50 doses 

Idosos entre 85 a 90 anos - 110 doses 

 

Calendário de vacinação

 

Zona Urbana

Manhã - nas residências dos idosos acamados, entre 80 a 84 anos, residentes na zona urbana, conforme agendamento dos agentes de saúde

 

Tarde - Postos de vacinação, conforme agendamento dos agentes de saúde

Dr. José Abel Modesto Amorim 

Simplício Ferreira de Carvalho 

Tia Diva

 

Zona Rural - nas residências dos idosos, nas manhãs de quarta à sexta-feira

 

Lisboa - quarta-feira 

Marrecas - quinta-feira  

Grajau - sexta-feira

 

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, São João do Piauí aplicou 530 doses, sendo 322 doses para profissionais de saúde, 81 para idosos acima de 90 anos e 145 doses referente à segunda dose aos profissionais de saúde. A vacina obedece ao Plano Nacional de Imunização, definido pelo Ministério da Saúde.

 

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas