´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Campanha da influenza tem início em São João do Piauí

Iniciou nesta manhã (30), no Centro Educacional Liberalina Paes Landim, a campanha de vacinação contra a influenza trivalente, que tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria.

Conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir do mês de maio a vacina contra a influenza somente será aplicada nas sextas-feiras, nas Unidades Básicas de Saúde, até o dia 9 de julho (encerramento da campanha). As segundas e terças ficam exclusivamente para aplicação de vacinas de rotina e nas quartas e quintas vacinas contra a Covid-19.

A coordenadora de imunização de São João do Piauí, enfermeira Gabriela Amorim, destaca a importância das pessoas se manterem imunizadas. “As vacinas, não só da influenza, elas vêm como meio de proteção para todos nós. A partir do momento que tomamos uma vacina, ela vai trazer ao nosso corpo a imunidade para uma determinada doença, onde no momento que tivermos contato com a doença nosso organismo já vai ter uma defesa. É fundamental que todos tomem as vacinas, pois é um meio de proteção e prevenção contra as doenças”, explicou.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, os grupos prioritários da campanha são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (de até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos ( a partir de 60 anos), professores, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, forças armadas, de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistemas de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.

Vale destacar que pessoas que tenham tomado a vacina contra o novo coronavírus é necessário haver intervalo mínimo de 14 dias para a imunização contra a influenza.