´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Centro Covid e UBS atendem pacientes com sintomas gripais


A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Centro de Referência a Covid-19 como unidade para atendimento aos pacientes com sintomas gripais, inclusive para os casos de H3N2. As unidades básicas de saúde também fazem o primeiro atendimento, encaminhando, se for o caso, os pacientes para o Centro Covid.

A secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho, observa “um surto gripal ao qual estamos presenciando nos últimos dias. O aumento da procura pelo serviço de saúde por pacientes com sintomas gripais tem chamado a nossa atenção, pois além da Covid-19, um novo vírus está circulando, aumentando o risco de dupla infecção e potencialização dos sintomas respiratórios”. 

Ynaiara afirma ainda que “as equipes de saúde do município estão atendendo na sua capacidade máxima. As UBSs continuam seus atendimentos, fazendo triagem dos pacientes com sintomas gripais e direcionando para o Centro de Referência, seguindo os protocolos de prevenção e reduzindo o risco de adoecimento”.

Ela ressalta que é comum no período chuvoso o aumento de casos de pacientes que apresentam sintomas de gripes, como febre, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Tais sintomas podem ser da gripe H3N2.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

O Centro Covid funciona de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde e aos sábados, somente no turno da manhã. O Centro fica no ambulatório do Simplício Ferreira.

Aqueles pacientes com sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, devem procurar o Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros.

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas