´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Secretaria de Saúde realiza mais de 200 testes no Busca Ativa Itinerante

A Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (10) o Busca Ativa itinerante. O programa tem a finalidade de identificar casos ativos do novo coronavírus e, dessa forma, evitar a disseminação da doença. Ao todo, foram feitos 204 testes rápidos.

A testagem aconteceu em pontos estratégicos para ser acessível a todos. Sendo assim, a Busca Ativa esteve presente na praça Noé Noé Carvalho, centro, no poliesportivo da Escola Genezia Arraes, bairro Alto Santa Fé, e Escola João Soares, no bairro Vila Foca.

A coordenadora da Atenção Básica, Daniele Oliveira, ressalta a importância da testagem. "Com o programa Busca Ativa conseguimos fazer o rastreamento das pessoas que não tem sintomas mas está com a doença. Dessa forma evitamos que as pessoas tenham uma piora do quadro e até mesmo passe o vírus para outras pessoas", disse a coordenadora.

A dona Simaria Rodrigues conta que, nesmo com medo, não deixou de fazer o exame. "O teste é importante porque que a gente fica sabendo se está ou não com o doença. Estava com medo de fazer, mas graças a Deus deu negativo. Agora eu fico mais tranquila", afirmou.

A ação foi realizada em parceira com 12° Regional de Saúde do Território Serra da Capivara, onde destinou oito (8) profissionais para ajudar as equipes de Saúde de São João do Piauí.