´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Nota de ESCLARECIMENTO - Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há registro de circulação da variante Delta no município. Qualquer informação a respeito é especulativa, sem estudos ou análises de órgãos de saúde que evidenciem a presença desta mutação.

Sobre a divulgação ocorrida ontem, 20, na imprensa estadual quanto à circulação de uma nova linhagem - B.1.2.12 , em São João do Piauí, a Secretaria informa que:

- a variante B.1.2.12 surgiu em Manaus, e que atualmente circula não só no Piauí, como nos demais estados da Federação;

- a amostra foi coletada em 30 de novembro de 2020 e se refere a um paciente que apresentou sintomas a partir de 25 de novembro;

- a amostra fora encaminhada para outro estado para análise, com resultados apresentados na data de 20 de julho, com dados informados pelo Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN/PI.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos cuidados preventivos, como uso obrigatório de máscaras, evitar aglomerações, usar sempre álcool em gel, manter as mãos higienizadas e atender aos chamamentos quanto à aplicação da vacina contra covid-19, conforme calendário divulgado semanalmente, tanto para a primeira como a segunda dose.

Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Nota de ESCLARECIMENTO - Covid-19