´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

SERVIÇO OFERECIDO: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

O QUE É?

 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) É UMA UNIDADE PÚBLICA ESTATAL DESCENTRALIZADA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SENDO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO E OFERTA DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) NAS ÁREAS DE VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL DOS MUNICÍPIOS E DF.

ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO

O CRAS PROMOVE A ORGANIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DAS UNIDADES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL E DE OUTRAS POLÍTICAS. ASSIM, POSSIBILITA O ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E PROJETOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SE TORNANDO UMA REFERÊNCIA PARA A POPULAÇÃO LOCAL E PARA OS SERVIÇOS SETORIAIS.

PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

DEPENDE DO SERVIÇO OFERTADO AO USUÁRIO, POIS NO CRAS SÃO OFERTADOS VÁRIOS SERVIÇOS, COMO:  PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) E O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV). NO CRAS, OS CIDADÃOS TAMBÉM SÃO ORIENTADOS SOBRE OS BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS E PODEM SER INSCRITOS NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL, ENTREGA DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS, ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADOS E EM GRUPO PELA EQUIPE DE REFERÊNCIA ( ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS).

REQUISITOS

FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE GRAVE DESPROTEÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS, CRIANÇAS RETIRADAS DO TRABALHO INFANTIL, PESSOAS INSERIDAS NO CADASTRO ÚNICO, BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), ENTRE OUTROS.

FORMAS DE ATENDIMENTO

OS USUÁRIOS PODEM SER ATENDIDOS DE FORMA INDIVIDUAL, GRUPAL E EM VISITAS DOMICILIARES.

REGULARIDADE DA OFERTA

SEGUNDA FEIRA A SEXTA – FEIRA

TAXA / TARIFA

GRATUITO

DOCUMENTOS

CPF. RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE RENDA, NÚMERO DO NIS

FORMAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

DEMANDA ESPONTÂNEA, DENUNCIAS, BUSCA ATIVA, VISITAS DOMICILIARES, ENCAMINHAMENTOS E ORIENTAÇÕES.

INFORMAÇÕES DE ACESSO

RUA RODRIGO CARVALHO, 736 “A” CENTRO.

METODOLOGIA UTILIZADA

REALIZA PLANO DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR: PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE A(S) FAMÍLIA(S) E PROFISSIONAIS (PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL) DO CRAS PARA QUE A FAMÍLIA SUPERE SUAS DIFICULDADES E ALCANCE SEUS OBJETIVOS. ATRAVÉS DAS AÇÕES PARTICULARIZADAS OU EM GRUPOS COM FAMÍLIAS USUÁRIAS DOS BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE TEMAS QUE CONTRIBUAM À VIDA FAMILIAR E AO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. REALIZA AÇÕES NA COMUNIDADE QUE ESTIMULEM À CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA, DIVULGAÇÃO DO ACESSO AOS DIREITOS, A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DA VIDA PÚBLICA DO SEU TERRITÓRIO ETC.

LOCAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

CRAS, COMUNIDADES RURAIS, ESCOLAS, SCFV – IDOSOS E SCFV- CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS E GESTANTES

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO

10 A 20 MIN

PADRÃO DE QUALIDADE ESPERADA

BOM

AGENDAMENTO

NÃO FAZEMOS AGENDAMENTO.

 

Endereço: Travessa Manoel Leite S/N - Parque 5 de Julho - São Sebastião - São João do Piauí - PI - 64760-000
Horário: 7:30 às 13:30
Avaliar