Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Jambo vermelho - Syzygium malaccense L.O

É uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Apresenta um tronco reto e folhas grandes, simples, de coloração verde-escura e que atingem, no máximo, 30 cm de comprimento. As flores do jambeiro se destacam por apresentar numerosos estames de cor vermelho-púrpura, que formam uma espécie de pompom. A floração ocorre de abril a junho. O fruto se destaca pela presença das vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo vermelho é a cianidina 3-glicosídeo, que atua como protetor sobre o estresse oxidativo, reduz processos inflamatórios e ajuda na prevenção da obesidade. Seu nome científico é Syzygium malaccense L.O, pertencente à família Myrtaceae.