Está proibido o uso de fogo nas florestas e demais formas de vegetação, inclusive de resíduos associados a culturas florestais. Foi definido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(SEMARH), em portaria 146/2025, publicada no Diário Oficial do Estado.
A proibição de uso de fogos é de 15 de agosto a 15 de outubro e abrange todas as formas de fogo e queima controlada em práticas agropastoris e florestais(mesmo aquelas ja autorizadas pelo órgão estadual):
– seja para limpeza de pastagem
– preparo do solo para o plantio
– erradicação de pragas
– incineração de lixo
Esse ano, foram registradas em São João do Piauí seis ocorrências de incêndios florestais de grandes proporções, informou o secretário municipal do Meio Ambiente, Vinicius Moura. Ele alerta que a proibição parte de um cenário climatológico difícil:
“A decisão vem em um momento crítico para o estado: o Piauí enfrenta a pior seca dos últimos cinco anos, com rios e açudes em níveis historicamente baixos e umidade do ar reduzida. As altas temperaturas e ventos fortes ampliam o risco de incêndios, que se alastram rapidamente e são difíceis de controlar e que consomem áreas de preservação e colocam comunidades em risco. Além dos danos irreversíveis à fauna e à flora, esses incêndios comprometem a qualidade do ar, provocam problemas respiratórios na população e deixam prejuízos econômicos para produtores rurais”.
Quem desrespeitar a portaria estará sujeito a multas e demais sanções ambientais, previstas em lei.