Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Brasão

Brasão de São João do Piauí

ELEMENTOS

Escudo – Tem formato clássico com sua parte superior lanceolada.

Suporte – Na parte inferior e ladeando o escudo, temos o Suporte, que manifestagraficamente os ramos da videira. 

Listel – Sobrepondo ao suporte e ao escudo,na parte inferior do brasão, encontra-se o Listel, onde fica o nome do município e a data de sua emancipação política.

Sol – Conforme a heráldica, o Sol representa a liberdade e pode simbolizar a emancipação do município, juntamente com o mandacaru, que define a localização do município no semiárido nordestino.

Céu Azul – Simboliza a busca de novos horizontes e de lugares aprazíveis pelos viajantes antigos que iniciaram a habitação do lugar.

Jatobá – Para representar a chegada e a passagem dos primeiros habitantes, surge o Jatobá como um lar para onde correm seus filhos nos momentos festivos ou de descanso.

Rio – Faz menção à referência geográfica e como sendo o atrativo primordial para os primeiros habitantes que buscavam lugares aprazíveis e com água para o gado. Como também o fator de produção de riquezas (pesca, piscicultura e irrigação) e a abundância das reservas hídricas da região.

Vegetação – Reflete a diversidade da flora e fauna local, além de simbolizar o potencial de pastagens naturais para o gado. O mandacaru representa ainda a resistência do povo sertanejo.

Ramos de Videira – Significam a produção agrícolae se referem diretamente à fruticultura, atividade que desponta como um dos maiores potenciais de geração de riqueza do município.

CORES

Cores – Destacam-se o verde,amarelo eazul, em alusão às principais cores da bandeiranacional e estadual, representando a nacionalidade brasileira e a pertença ao estado.

Brasão de São João do Piauí

Serviços

Receba notícias sobre nossas ações.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Spot Festejos 2019