Brasão de São João do Piauí

Brasão de São João do Piauí

Brasão de São João do Piauí

ELEMENTOS



Escudo - Tem formato clássico com sua parte superior lanceolada.



Suporte - Na parte inferior e ladeando o escudo, temos o Suporte, que manifestagraficamente os ramos da videira. 



Listel - Sobrepondo ao suporte e ao escudo,na parte inferior do brasão, encontra-se o Listel, onde fica o nome do município e a data de sua emancipação política.



Sol - Conforme a heráldica, o Sol representa a liberdade e pode simbolizar a emancipação do município, juntamente com o mandacaru, que define a localização do município no semiárido nordestino.



Céu Azul - Simboliza a busca de novos horizontes e de lugares aprazíveis pelos viajantes antigos que iniciaram a habitação do lugar.



Jatobá - Para representar a chegada e a passagem dos primeiros habitantes, surge o Jatobá como um lar para onde correm seus filhos nos momentos festivos ou de descanso.



Rio - Faz menção à referência geográfica e como sendo o atrativo primordial para os primeiros habitantes que buscavam lugares aprazíveis e com água para o gado. Como também o fator de produção de riquezas (pesca, piscicultura e irrigação) e a abundância das reservas hídricas da região.



Vegetação - Reflete a diversidade da flora e fauna local, além de simbolizar o potencial de pastagens naturais para o gado. O mandacaru representa ainda a resistência do povo sertanejo.



Ramos de Videira - Significam a produção agrícolae se referem diretamente à fruticultura, atividade que desponta como um dos maiores potenciais de geração de riqueza do município.



CORES



Cores - Destacam-se o verde,amarelo eazul, em alusão às principais cores da bandeiranacional e estadual, representando a nacionalidade brasileira e a pertença ao estado.