Prefeitura Municipal de São João do Piauí

Geografia

LOCALIZAÇÃO

O município está localizado na microrregião do Alto Médio Canindé, compreendendo uma área de 1.488,84 km, tendo como limites os municípios de Pedro Laurentino e Socorro do Piauí ao norte, ao sul com João Costa e Dom Inocêncio, a leste com Campo Alegre do Fidalgo e Capitão Gervásio Oliveira e, a oeste com Brejo do Piauí e Ribeira do Piauí.

A sede municipal tem as coordenadas geográficas 08° 21’29” 42° 14’48” de longitude oeste de Greenwich e distante cerca de 482 km de Teresina.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

O município foi criado pelo Decreto Lei nº414 de 05/07/1906, sendo desmembrado do município de São Raimundo Nonato. A população total, segundo o censo 2010 do IBGE, é de 19.548 habitantes e uma densidade demográfica de 12,80 hab/km².

PANORAMA
População estimada [2019]20.601 pessoas
População no último censo [2010]19.548 pessoas
Densidade demográfica [2010]12,80 hab/km².
PIB per capita [2017]10.652,35 R$
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]0,645
IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) [2017]3,8
IDEB – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) [2017]3,2

Fonte: Panorama de São João do Piauí. IBGE. Acesso em: 27. Jan.2020. Disponível em: 
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao-joao-do-piaui/panorama


ASPECTOS FISIOGRÁFICOS

As condições climáticas do município de São João do Piauí(com altitude da sede a 222 metros acima do nível do mar) apresentam temperaturas mínimas de 22 ° C e máximas de 39 ° C, com clima semiárido, quente e seco. A precipitação pluviométrica média anual é definida no regime Equatorial Continental, com isolentes anuais em torno de 500 mm e trimestrais janeiro-fevereiro-março e dezembro-janeiro-fevereiro como os mais chuvosos.

Os solos da região, em grandeparte são provenientes da alteração de filito, arenito, silito, laterito e folhelho, são rasos ou pouco espessos, jovens, às vezes pedregosos, dentre os solos regionais predominam o Latossolos álicos e distróficos de textura média a argilosa, presença de misturas de vegetais, fase caatinga hipoxerófila (grameal) e/ou caatinga/cerrado caducifólio.

As formas de relevo, compreendem, principalmente, superfícies tabulares reelaboradas (chapadas baixas), relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros; superfícies tabulares simeiras (chapadas altas), com relevo plano, altitudes, entre 400 a 500 metros, com grandes mesas recortadas e superfícies onduladas, com relevo movimentado, encostas e prolongamentos residuais de chapadas, desníveis e encostas mais acentuadas de vales, elevações (serras, morros e colinas), com altitudes de 150 a 500 metros (Jocomine et al, 1986).


GEOLOGIA

O Contexto geológico épredominantemente, formado por rochas sedimentares da Bacia do Parnaíba, representada pelo grupo Serra Grande (arenitos e conglomerados) e formações pimenteiras (folhelhos e siltitos) e cabeças (arenitos e conglomerados), além dos depósitos Colúvio – Eluviais (areias, argilas e lateritos).


RECURSOS HÍDRICOS


No contexto hidrográfico destaca-se a Barragem do Jenipapo, umas das maiores e mais importantes represas do Piauí. A barragem se situa na altura do médio Piauí, afluente do grande Parnaíba. Os principais cursos de água que drenam o município são os Rio Piauí, Luís Calado, do Peixe e Toca da Onça. 

No território distingue três domínios hidrogeológicos: rochas cristalinas, rochas sedimentares e coberturas colúvio-eluviais.


* Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de São João do Piauí / Organização do texto [por] Robério Bôto de Aguiar [e] José Roberto de Carvalho Gomes.Fortaleza: CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 2004.

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E GEOGRÁFICA *


CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

DENOMINAÇÃODESCRIÇÃO
Latitude08°21’29”
Longitude42°14’48”
MicrorregiãoAlto Médio Canindé
LIMITE
NortePedro Laurentino/Socorro do Piauí
SulJoão Costa/Dom Inocêncio
LesteCampo Alegre do Fidalgo/Capitão Gervásio Oliveira
OesteBrejo do Piauí/Ribeira do Piauí

 

Caracterização Geográfica

DENOMINAÇÃODESCRIÇÃO
Área1.532,432
ClimaTropical semiárido quente, com duração do período seco de sete a oito meses
VegetaçãoCaatinga arbórea e arbustiva
Recursos HídricosBarragem do Jenipapo e rio Piauí
SolosLatossolos vermelho-amarelo distrófico associados a areias quartzosas distróficas, solos litólicos e solos brunos não cálcicos

* Fontes: IBGE, Diário Oficial da União Nº 198, de 11.10.2002 – CEPRO, Atlas do Piauí – 1990, Ministério das Minas e Energia/CPRM, Mapa Geográfico do Estado do Piauí – 1995

Mapa

Serviços

Receba notícias sobre nossas ações.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Spot Festejos 2019